quinta-feira, 10 de novembro de 2011

YOUCAT, você sabe o que é?

O Youcat é o catecismo para os jovens, e não somente jovens de corpo, mas também de alma. Já chegou a tiragem de 700 mil exemplares, é um fenomeno entre os jovens católicos. O Papa Bento XVI, escreveu uma carta explicando o que é o youcat:

 “Hoje, aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário”. A intenção é ”traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no seu mundo”.
“O Cristianismo como tal não está superado? Pode-se ainda hoje racionalmente ser crente?” Precisamos de uma resposta coerente com a nossa fé para alcançarmos o coração do homem do nosso tempo, você que é jovem católico, com certeza já se deparou com questionamento, interiores e exteriores sobre a fé e é por isto que a Deus nos dá esse grande presente. “Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança!”
“Espero que muitos se deixem cativar por este livro”  
Confira as Palavras do Santo Padre, Papa Bento XVI sobre o YouCat:
Queridos jovens amigos! Hoje aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário.
É extraordinário pelo seu conteúdo mas também pelo modo em que se formou, que desejo explicar-vos brevemente, para que se possa compreender a sua particularidade. YouCat teve origem, por assim dizer, de outra obra que remonta aos anos 80. Era um período difícil para a Igreja e para a sociedade mundial, durante o qual surgiu a necessidade de novas orientações para encontrar o caminho rumo ao futuro. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e no mudado clima cultural, muitas pessoas já não sabiam corretamente no que os cristãos deveriam acreditar exatamente, o que a Igreja ensinava, se ela podia ensinar algo tout court e como tudo isto podia adaptar-se ao novo clima cultural.
O Cristianismo como tal não está superado? Pode-se ainda hoje racionalmente ser crente? Estas são as questões que muitos cristãos se formulam até nos nossos dias. O Papa João Paulo II optou então por uma decisão audaz: deliberou que os bispos do mundo inteiro escrevessem um livro com o qual responder a estas perguntas.
Ele confiou-me a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e de vigiar a fim de que das suas contribuições nascesse um livro – quero dizer, um livro verdadeiro e não uma simples justaposição de uma multiplicidade de textos. Este livro devia ter o título tradicional de Catecismo da Igreja Católica e todavia ser algo absolutamente estimulante e novo; devia mostrar no que a Igreja Católica crê hoje e de que maneira se pode acreditar de modo racional. Assustei-me com esta tarefa e devo confessar que duvidei que algo semelhante pudesse ter bom êxito. Como podia acontecer que autores espalhados pelo mundo pudessem produzir um livro legível?
Como podiam homens que vivem em continentes diversos, e não só sob o ponto de vista geográfico, mas inclusive intelectual e cultural, produzir um texto dotado de uma unidade interna e compreensível em todos os continentes?
A isto acrescentava-se o fato de que os bispos deviam escrever não simplesmente como autores individuais, mas em representação dos seus irmãos e das suas Igrejas locais.
Devo confessar que até hoje me parece um milagre o fato de que este projeto no final se realizou. Encontramo-nos três ou quatro vezes por ano por uma semana e debatemos apaixonadamente sobre cada parte do texto, na medida em que se desenvolvia.
Como primeira atitude definimos a estrutura do livro: devia ser simples, para que cada grupo de autores pudesse receber uma tarefa clara e não forçar as suas afirmações num sistema complicado. É a mesma estrutura deste livro; ela é tirada simplesmente de uma experiência catequética de um século: o que cremos / de que modo celebramos os mistérios cristãos / de que maneira temos a vida em Cristo / de que forma devemos rezar. Não quero explicar aqui o modo como debatemos sobre a grande quantidade de questões, até chegar a compor um livro verdadeiro. Numa obra deste gênero são muitos os pontos discutíveis: tudo o que os homens fazem é insuficiente e pode ser melhorado, e não obstante, trata-se de um grande livro, um sinal de unidade na diversidade. A partir das muitas vozes pôde-se formar um coro porque tínhamos a comum partitura da fé, que a Igreja nos transmitiu desde os apóstolos, através dos séculos até hoje.
Por que tudo isto?
Desde a redação do CIC, tivemos que constatar que não só os continentes e as culturas das suas populações são diferentes, mas também no âmbito de cada sociedade existem diversos “continentes”: o trabalhador tem uma mentalidade diferente do camponês; um físico de um filólogo; um empresário de um jornalista, um jovem de um idoso. Por este motivo, na linguagem e no pensamento, tivemos que nos colocar acima de todas estas diferenças e, por assim dizer, buscar um espaço comum entre os diferentes universos mentais; com isto tornamo-nos cada vez mais conscientes do modo como o texto exigia algumas “traduções” nos diversos mundos, para poder alcançar as pessoas com as suas mentalidades diferentes e várias problemáticas.



domingo, 2 de outubro de 2011


Festa da Padroeira - Nossa Senhora Aparecida
12 de outubro - Esplanada dos Ministérios


Festa de Nossa Senhora Aparecida - Brasília-DFNo dia 12 de outubro, a Arquidiocese de Brasília celebrará a Festa da Padroeira - Nossa Senhora Aparecida e o aniversário da Rádio Nova Aliança.  Este ano, o encerramento será com padre Reginaldo Manzotti.
Realizada na Esplanada dos Ministérios, a festa terá inicio às 9h com uma missa especialmente celebrada para as crianças. Após a celebração, a garotada poderá se divertir na barraquinha de pesca, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura de rosto e no festival de sorvete, além de outras atrações.
Na parte da tarde, a programação é direcionada aos jovens e adultos. A partir de 13h, começam as orações marianas, com o Ofício de Nossa Senhora e o rosário meditado, além de uma homenagem a Maria, preparada por grupos jovens de diferentes movimentos e paróquias da Arquidiocese. A partir das 14h, sacerdotes atenderão as pessoas que desejarem se confessar, sendo este um dos locais mais procurados durante o evento.
O momento mais esperado por todos os presentes é a celebração da Santa Missa às 17h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Brasília, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos demais sacerdotes da Arquidiocese. Após a missa, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios, acompanhando a imagem da Padroeira levada no Papamóvel. Durante a procissão, três bênçãos serão concedidas: pelos doentes na altura da Catedral, pelos governantes na altura do Congresso Nacional e pelas famílias na altura dos Ministérios. As festividades se encerram com o padre Reginaldo Manzotti, vindo especialmente para as comemorações do dia.
Haverá um barracão de alimentação que fornecerá durante todo o dia alimentação para os participantes da festa, com mais de 20 opções de alimentações servidas a preços populares.
Informações: 
www.arquidiocesedebrasilia.org.br
3213-3345/3346.

Deus tem um projeto para os seus amigos, afirma Bento XVI


Reuters
Bento XVI: ''O Senhor sempre está próximo e atuante na história da humanidade''
"Deus tem um projeto para os seus amigos, mas, infelizmente, a resposta do homem é frequentemente orientada à infidelidade, que se traduz em desprezo. O orgulho e o egoísmo impedem de reconhecer e acolher até mesmo o dom mais precioso de Deus: o seu Filho unigênito", ressaltou o Papa Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus neste domingo, 2.

O Pontífice fez a reflexão a partir da parábola dos vinhateiros infiéis, aos quais um homem confiou a própria vinha para que a cultivassem e produzissem frutos. "O proprietário da vinha representa Deus mesmo, enquanto a vinha simboliza o seu povo, bem como a vida que Ele nos doa para que, com a sua graça e o nosso compromisso, façamos o bem", ensina.

Depois, quando envia seu próprio filho, os vinhateiros o prendem, conduzem-no para fora da vinha e o assassinam. "Deus entrega a si mesmo em nossas mãos, aceita fazer-se mistério insondável de fragilidade e manifesta a sua onipotência na fidelidade a um projeto de amor que, ao final, prevê, contudo, também a justa punição dos malvados", indica.

"Firmemente ancorados na fé na pedra angular que é Cristo, permaneçamos n'Ele como o fruto que não pode dar fruto por si mesmo se não permanece na videira. Somente n'Ele, por Ele e com Ele edifica-se a Igreja, povo da Nova Aliança". 


Bento XVI também recordou que o Evangelho deste Domingo (Mt 21, 33-43) termina com uma advertência de Jesus, particularmente severa, destinada aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: "Ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele" (Mt 21,43).

"São palavras que fazem pensar sobre a grande responsabilidade de quem, em cada época, é chamado a trabalhar na vinha do Senhor, especialmente com papel de autoridade, e impulsionado a renovar a plena fidelidade a Cristo", afirmou.


Por fim, o Bispo de Roma lembrou que o Senhor sempre está próximo e atuante na história da humanidade, e nos acompanha também com a singular presença dos seus Anjos. "Desde o início até a hora da morte, a vida humana é circundada pela sua incessante proteção. E os Anjos fazem coroa à Augusta Rainha das Vitórias, a Beata Virgem Maria do Rosário, que no primeiro domingo de outubro, exatamente nesta hora, do Santuário de Pompeia e pelo mundo todo, acolhe a fervorosa Súplica, a fim de que seja derrotado o mal e revele-se, em plenitude, a bondade de Deus".

O encontro

O encontro do Santo Padre com cerca de 20 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 12h (horário de Roma - 7h no horário de Brasília). O Papa retornou ontem para o Vaticano, após os cerca de três meses que passou em repouso na Residência Pontifícia de Castel Gandolfo.


fonte: Canção Nova

segunda-feira, 19 de setembro de 2011



JMJ RIO 2013, SITE OFICIAL!

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Site Oficial da JMJ Rio já está no ar!
Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro,  foi quem deu o anúncio no Bote Fé que acontece neste domingo na Cidade Paulistana, primeira arquidiocese a receber a cruz da JMJ no Brasil.
No site você encontrará toda a cobertura da cruz peregrina da JMJ em todas as dioceses do território nacional.
É um canal de comunicação entre os jovens e a equipe de organização, um canal interativo, um espaço para os internautas brasileiros e de todo o mundo, já que o site será traduzido em diversas línguas.
Jovens brasileiros e de todas as nações serão motivados a enviarem material sobre a JMJ. Esta interação fará com que o internauta alimente o site enviando vídeos, fotos, textos com temática jovem.
O site comporta ainda dicas de passeios turísticos pela cidade maravilhosa que sediará a JMJ.
No www.jmjrio2013.com há também um espaço para inscrições de voluntariado e hospedagens. Tudo para que haja uma organização prévia.
Um dos objetivos é dar a conhecer a cultura brasileira, a diversidade regional presente num país que é quase um continente, por isso tão rico na sua pluralidade. No site conheceremos a face do jovem que estará presente na JMJ.
Interaja, seja um jovem conectado, ferramentas de mídias sociais também serão utilizadas pelos internautas.



Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Nova sede da Cáritas Brasileira é inaugurada nesta sexta-feira

E-mailImprimirPDF
Fachada-Sede-Nova-Critas-FG-0261O Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira receberá nesta sexta-feira, 2, entidades parceiras e amigas, além de agentes da Cáritas de todo o Brasil para a inauguração de sua nova sede em Brasília.

O evento ocorre a partir das 19h com uma celebração ecumênica. É apresentado o vídeo “Somos Cáritas”, que busca retratar a ação e organização da Cáritas em todo o país, reafirmando a sua missão de “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.”
A confraternização ainda conta com apresentação de grupos de poesias, coquetel e o melhor do Samba e do Choro.
De acordo com Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, a nova sede surge de uma parceria com o Instituto Bíblico de Brasília e representa um passo importante na caminhada da instituição. “Desejamos muito que este espaço além de abrigar o escritório nacional e os eventos da Cáritas, possa também acolher eventos de outras organizações, favorecer debates, lançamentos de livros, enfim, um espaço que possa acolher diferentes iniciativas das nossas entidades parceiras”, afirmou Cristina.
Após muitos anos desenvolvendo seus trabalhos no Edifício Venâncio III, na região central da capital federal mais conhecida como Conic, a equipe do Secretariado Nacional agora está em novo endereço, junto ao Instituto Bíblico de Brasília.
SGAN Quadra 601 Módulo F – Asa Norte
CEP: 70830-010
Brasília (DF)
Dom Demétrio Valentini lança livro na inauguração
O presidente da entidade e bispo de Jales (SP), dom Demétrio Valentini completa, em 2011, oito anos à frente da Cáritas Brasileira. Lançar mais um de seus livros durante a inauguração da nova sede da entidade marca sua trajetória na luta pela solidariedade e promoção humana.
“Revisitar o Concílio Vaticano II” é o título de sua publicação que traz capítulos compactos e ágeis, nos quais o bispo devolve o Concílio Vaticano II em sua completude e estimula a tocar mais de perto os seus tesouros cada vez mais escondidos.
O lançamento ocorre a partir das 20h30 na nova sede da Cáritas Brasileira.


sábado, 6 de agosto de 2011

Dom Sérgio toma posse da arquidiocese de Brasília com grande festa


Sob forte salva de palmas e em meio a muitas faixas, O Arcebispo Dom Sérgio da Rocha  foi recebido na Catedral Metropolitana de Brasília, onde tomou posse hoje, pela manhã, em uma celebração solene.

Cerca de 4 mil pessoas,  entre elas, a mãe do novo Arcebispo, Dona Aparecida da Rocha e alguns familiares, participaram da cerimônia que durou cerca de 3 horas.

Estiveram presentes também, comitivas de São Carlos, Fortaleza e Teresina, onde o religioso exerceu o ministério sacerdotal e foi bispo auxiliar e arcebispo, respectivamente, além das autoridades religiosas, civis e militares.

Antes de iniciar a celebração, na Sacristia, em um rito fechado, foram apresentados documentos apostólicos da nomeação de D. Sérgio, por Bento XVI, como Arcebispo de Brasília ao Colégio dos Consultores, onde esteve presente também o Chanceler da Cúria, Edmilson Aires.

Em seguida, deu-se início a celebração eucarística com a procissão de entrada pela Catedral, onde passaram 30 bispos e mais de 130 padres.

Dentre os ritos de posse já previstos, aconteceu a leitura, publicamente, da Bula Apostólica de nomeação, isto é, a carta da Santa Sé, dando posse canônica da Arquidiocese de Brasíliia a Dom Sérgio da Rocha, e a entrega do Báculo pelo Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, ao nosso novo arcebispo.

Emocionado, Dom Sérgio, que tem como lema episcopal: "Omnia in Charitate" (1Cor 16,14), "Em tudo, a caridade", disse estar muito alegre e ressaltou que "o novo arcebispo vem para ser o servidor do Evangelho de Cristo."

Em sua homilia, fez menção ao saudoso, Dom José Newton de Almeida Baptista, Cardeal Dom José Freire Falcão e a Dom João Braz de Aviz, seus antecessores. Dom Sérgio fez também um agradecimento especial a Dom Waldemar Passini, bispo auxiliar de Goiânia, que esteve a frente da Arquidiocese, como Administrador Apostólico, desde o mês de fevereiro, quando Dom João Braz de Aviz assumiu a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano.

Ao final da missa, Dom Sérgio permaneceu na Catedral para receber os cumprimentos de todos os interessados.




Fonte: Por Gislene Ribeiro http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/


domingo, 24 de julho de 2011

Papa convida a ter "coração dócil", aberto à voz da verdade



AP
''A consciência moral pressupõe a capacidade de escutar a voz da verdade, de ser dócil às suas indicações'', explica o Papa a fiéis em Castel Gandolfo
O Papa Bento XVI falou sobre o pedido de sabedoria e docilidade, feito pelo Rei Salomão a Deus, antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus neste domingo, 24.

Primeira Leitura da Liturgia apresenta Salomão no início de seu reinado. Muito jovem, herdou a tarefa desafiadora de guiar o povo de Israel. Ele oferece um sacrifício a Deus, que lhe aparece em visão noturna e promete conceder-lhe aquilo que ele pedisse em oração. O jovem pede "um coração dócil, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o bem e o mal" (1 Re 3,9).
"O que significa essa expressão? Coração dócil significa uma consciência que sabe escutar, que é sensível à voz da verdade, e, por isso, é capaz de discernir o bem do mal", afirmou, lembrando que, na Bíblia, coração não significa apenas uma parte do corpo, mas a própria consciência da pessoa.


O Santo Padre lembrou que o exemplo de Salomão vale para cada homem. "Cada um de nós tem uma consciência para a qual ser, em certo sentido, 'rei', isto é, para exercitar a grande dignidade humana de agir segundo a reta consciência, fazendo o bem e evitando o mal. A consciência moral pressupõe a capacidade de escutar a voz da verdade, de ser dócil às suas indicações".

Ele também alertou para a mentalidade errada e amplamente difundidade de que se deve pedir a Deus coisas ou condições favoráveis. "Na realidade, a verdadeira qualidade da nossa vida e da vida social depende da reta consciência de cada um, da capacidade de cada um e de todos de reconhecer o bem, separando-o do mal, e de buscar pacientemente concretizá-lo".

Por fim, o Bispo de Roma pediu o auxílio da Virgem Maria, Sede da Sabedoria, que tem o coração perfeitamente dócil à vontade do Senhor.

"Embora sendo uma pessoa humildade e simples, Maria é uma rainha aos olhos de Deus e, como tal, a veneramos. A Virgem Santa ajude também a nós a formarmos, com a graça de Deus, uma consciência sempre aberta à verdade e sensível à justiça, para servir o Reino de Deus"
.

O encontro

O Pontífice está em Castel Gandolfo, onde permanece até setembro, para seu período de férias e também de verão europeu. Após a oração do Angelus, o Papa convidou a rezar pelas vítimas do atentado na Noruega.

Aos peregrinos franceses, Bento XVI 
 recordou que, no Evangelho deste domingo, Jesus compara o Reino de Deus a um tesouro escondido no campo. "Como descobri-lo e adquiri-lo? Somos convidados a dedicar o tempo de férias a buscar a Deus e pedir que Ele liberte a todos nós da carga desnecessária. Peçamos ao Senhor um coração inteligente e sábio que o encontre. Que o exemplo da Virgem Maria nos ajude! Bom domingo e boas férias!" .

O Papa saudou os fiéis reunidos em Les Combes, localidade do Vale d'Aosta, onde Bento XVI já passou diversas vezes suas férias de verão, que participaram, neste domingo, da Missa celebrada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone. "Recordo com particular afeto o tempo transcorrido naquele lugar encantador, plasmado pelo amor de Deus Criador e santificado pela presença do Beato João Paulo II".

"A parábola do tesouro escondido que ouvimos no Evangelho de hoje nos recorda a importância decisiva e suprema do Senhor em nossa vida, convidando-nos a subordinar tudo o mais a esse tesouro inefável que Deus colocou em nós. Que também nessa época de veraneio tomemos o cuidado de fortalecer a nossa fé, sem dissipar a atenção em aspectos banais. Que a Virgem Maria nos ajude a seguir incondicionalmente a seu divino Filho", disse aos hispânicos presentes em Castel Gandolfo.

Aos peregrinos de língua polonesa, disse: "Na vida do homem, o mais importante é o esforço para ganhar o Reino dos céus. Isso é um convite e, ao mesmo tempo, um compromisso. Recordemos isso em todas as circunstâncias da nossa vida: durante o trabalho, durante a oração e nos momentos de repouso".

Enfim, aos italianos, expressou: "A todos estendo o convite a seguir Jesus, o verdadeiro tesouro da existência cotidiana. Bom domingo a todos. Obrigado de coração pelas vossas orações. O Senhor vos abençoe".


Fonte: 

Leonardo Meira
Canção Nova

sábado, 23 de julho de 2011

Inscrições abertas para XVIII Festival vocacional


Clique para ver em tamanho maior
O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Brasília, buscando formar e incentivar uma autêntica consciência vocacional, promove o XVIII Festival vocacional, “Teu amor me conquistou”. Que se realizará no dia 21 de agosto de 2011, no Colégio Dom Bosco. O Festival é um concurso de música e de poesia e tem por objetivos:
  • Aprimorar por meio da arte (música e poesia) a consciência da Vocação de todos os batizados;
  • Através da música e da poesia, evangelizar em sintonia com a caminhada da Igreja católica.
  • Dar oportunidade para a juventude e toda a comunidade de se expressarem, seja pela música ou pela poesia, incentivando-os a serem, em nossos dias, um eco da voz de Cristo que continua chamando seus discípulos;
  •  Valorizar pessoas e grupos de nossas comunidades que trabalham com música Cristã Católica;
  • Promover e intensificar intercâmbios de natureza artístico-cultural.;
  • Descobrir e valorizar novos talentos e despertar uma cultura vocacional em nossa Arquidiocese.
O XVIII Festival Vocacional tem o caráter de concurso (de músicas e poesias) inéditas e originais que versem sobre um dos temas abaixo:
    • Vocação/chamado
    • Seguimento de Jesus Cristo
    • Missão
    • Santidade
    Podem concorrer no festival autores católicos de Brasília e Entorno nas categorias música e poesia. A fase de inscrição está aberta e vai até o dia 29 de junho. As inscrições podem ser realizadas em um dos seguintes locais:
    • Livraria Paulinas – Setor Comercial Sul;
    • Livraria Paulus – Setor Comercial Sul;
    • Comunidade Shalom – W3 Sul;
    • Seminário Nossa Senhora de Fátima – Lago Sul;
    • Rádio Maria – Paranoá.
    Mais informações com o Seminarista Luiz Gonzaga nos telefones 9181-4231 / 3366- 9904 ou pelo email: festivalvocacionalbsb@hotmail.com