quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Dom João Evangelista Martins Terra visita Cabo Frio


Por ocasião de visita a Cidade de Cabo Frio,  Dom João Evangelista Martins Terra é entrevistado pela PASCOM.  Dom Terra é bispo auxiliar em Brasília, responsável peloInstituto Divino Mestre, deseja atualmente formar professores para os seminários de diversas localidades, inclusive internacionais.
Dom Terra é jesuíta e doutor em Filosofia, Teologia, Sagrada Escritura, Arqueologia e línguas semíticas pelas Universidades: Gregoriana e Instituto Bíblico de Roma; Universidade de Münster i.W; Universidade Católica de Beirute, no Líbano; Loyola University, de New Orleans - EUA e Universidade de Innshuck, na Áustria.
Atualmente o bispo reside em Brasília e tem diversas publicações em seu nome, são mais de duzentas e vinte publicações que foram impressas por várias livrarias católicas. Dom Terra também teve a oportunidade de conviver com alguns papas, inclusive, conta em algumas de suas publicações a oportunidade de conviver com o saudoso papa João Paulo II e sua santidade Bento XVI. Além de outras atividades o bispo também teve a oportunidade de participar de algumas comissões Pastorais da CNBB.


Dom Terra conta um pouco sobre a história de seu Instituto:

Por ocasião da criação do Instituto Divino Mestre, contei com o apoio de Bento XVI. Em 1994 falei com o Papa João Paulo II sobre a conveniência de fundar no Brasil um Instituto Bíblico, semelhante ao de Roma, mas insistindo no conhecimento das línguas bíblicas – Hebraico, Grego e também Latim – para formar formadores e professores em nossos Seminários. O Papa ficou entusiasmado com a idéia. "A coisa mais importante é formar formadores", disse-me ele. "Mas por que abrir um Instituto Bíblico apenas para o Brasil? Abra-o para toda a América Latina". "Hoje mesmo vou destiná-lo para o melhor lugar onde poderá fundar esse Instituto". Nessa mesma semana, no dia 7 de setembro de 1994, ele destinou-me para a Arquidiocese de Brasília, que fica quase no centro da América do Sul.
O Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão, deu todo o apoio. Deu um terreno para a construção. No dia 21 e dezembro de 2001 reuniu-se em Brasília, na "Casa do Clero", situada em SGAN, Quadra 601, uma comissão fundadora, que contava com a presença de três bispos, quatro jesuítas e um diácono para elaborar o Estatuto do Instituto Bíblico de Brasília e lavrar a Ata de Fundação. Estava presente o Procurador da República, Dr. José Ramos, que redigiu os Estatutos que foram registrados no 2º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas e arquivados sob o nº 0035043, na data 18/03/2002.
No dia 7 de março de 2002 fora lançada a pedra fundamental abençoada pelo Arcebispo, Cardeal Falcão. No dia 22 de novembro de 2006, cinqüentenário de minha ordenação sacerdotal, com a presença de cinco bispos, do Arcebispo Dom João Brás e do Cardeal D. Falcão, do Governador e de vários Senadores, Ministros e Deputados, foi inaugurado o Instituto com um almoço no refeitório deste



Nenhum comentário:

Postar um comentário