quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Exercícios Espirituais para a Quaresma

1) Para que servem e onde podem ser praticados os Exercícios Espirituais?
Servem para ser uma "escola de oração e de caridade", promovendo uma profunda união com Deus, desenvolvendo no praticante o crescimento espiritual. Podem ser praticados em "Retiro Espiritual" ou na "Vida Cotidiana". Neste último caso, sem se afastar de seus afazerem diários, você poderá fazer os exercícios no dia a dia da sua vida.

2) Como praticar os Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana?
a) Tenha em suas mãos este fôlder de práticas espirituais. Ele contém uma relação de atividades que você deve praticar a cada dia. Cada retângulo contém uma citação bíblica e uma tarefa a ser realizada naquele dia.
b) Tenha a Bíblica em mão.
c) Procure um lugar reservado que lhe proporcione silêncio para o diálogo com Deus.

3) O roteiro de Exercícios Espirituais
Podem ser feitos na oração da manhã ou na da noite.

Primeiro passo: Colocar-se na presença de Deus. Escolha um dos retângulos que contém o exercício espiritual do dia. Marque um X nele. Inicie o exercício pela oração pessoal. Oração é um diálogo, é uma abertura de coração. É muito importante que você formule a oração com suas palavras.
Após a oração inicial, realize o Exame de Consciência. Esta é uma importante tarefa na vida espiritual. Significa revisar seu dia diante de Deus. É uma revisão dos pensamentos, das palavras e das orações, com a finalidade de verificar a sua conformidade com a lei divina. Se fizer este exercício espiritual na parte da manhã, revise o dia anterior; se fizer o exercício à noite, revise o dia que termina.

Segundo passo: Meditar a Palavra de Deus. Leia com atenção o texto bíblico que está proposto para o exercício espiritual de cada dia. Medite o que Deus está dizendo através de sua palavra. O que a Palavra de Deus fala a você pessoalmente? Demorar-se um pouco na meditação do texto bíblico, permitindo que a  Palavra de Deus ecoe no íntimo do seu ser.

Terceiro passo: Fazer um colóquio com Deus. Após a meditação, o que a palavra de Deus leva você a rezar neste momento? Fale a Ele o que você está sentindo. Numa relação de confiança e amizade autêntica, não tenha receio de manifestar a Deus os verdadeiros sentimentos e pensamentos que o presente exercício espiritual suscitou em você.

Quarto passo: Criar um propósito. Que sentimentos, emoções ou percepções a oração suscitou em você? O que fará agora? Transforme sua oração em prática. Faça o seu propósito diante de Deus, mas não faça grandes propósitos: só aquilo que você poderá realmente cumprir. Se o exercício é feito à noite, o propósito é para o dia seguinte; se o exercício é feito de manhã, então o propósito é para o mesmo dia.

Quinto passo: Cumprir o propósito estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário