Por Dom João E. M. Terra
Em 1994 falei com o Papa João Paulo II sobre a conveniência de fundar no Brasil um Instituto Bíblico, semelhante ao de Roma, mas insistindo no conhecimento das línguas bíblicas – Hebraico, Grego e também Latim – para formar formadores e professores em nossos Seminários. O Papa ficou entusiasmado com a idéia. "A coisa mais importante é formar formadores", disse-me ele. "Mas por que abrir um Instituto Bíblico apenas para o Brasil? Abra-o para toda a América Latina". "Hoje mesmo vou destiná-lo para o melhor lugar onde poderá fundar esse Instituto". Nessa mesma semana, no dia 7 de setembro de 1994, ele destinou-me para a Arquidiocese de Brasília, que fica quase no centro da América do Sul. O Arcebispo de Brasília, Cardeal Dom José Freire Falcão, deu todo o apoio. Deu um terreno para a construção. No dia 21 e dezembro de 2001 reuniu-se em Brasília, na "Casa do Clero", situada em SGAN, Quadra 601, uma comissão fundadora, que contava com a presença de três bispos, quatro jesuítas e um diácono para elaborar o Estatuto do Instituto Bíblico de Brasília e lavrar a Ata de Fundação. Estava presente o Procurador da República, Dr. José Ramos, que redigiu os Estatutos que foram registrados no 2º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas e arquivados sob o nº 0035043, na data 18/03/2002.
No dia 7 de março de 2002 fora lançada a pedra fundamental abençoada pelo Arcebispo, Cardeal Falcão. No dia 22 de novembro de 2006, cinqüentenário de minha ordenação sacerdotal, com a presença de cinco bispos, do Arcebispo Dom João Brás e do Cardeal D. Falcão, do Governador e de vários Senadores, Ministros e Deputados, foi inaugurado o Instituto com um almoço no refeitório deste.
QUE A EXEMPLO DE JESUS, NOSSO DIVINO MESTRE, POSSAMOS DAR CONTINUIDADE EM SUA MENSAGEM NOS DIAS ATUAIS, POR MEIO DAS FORMAÇÕES QUE NOSSA SANTA IGREJA NOS SOLICITA...
ResponderExcluirBrasília, 01 de junho de 2011
ResponderExcluir“ A sua eminência Dom João Evangelista Martins Terra, Servo de Deus,História viva de nossa Mãe, a Santa igreja Católica Apostólica Romana, única e verdadeira igreja de Deus”.
Com grande alegria, e pela inspiração do espírito paraclito, recebeu de Deus, essa missão abençoada e tão necessária a santa igreja. Com alegria pude conhecer um pouco da história do instituto e também da igreja através de sua pessoa. È de suma importância o conhecimento Bíblico em sua linguagem de berço, o entendimento complexo de significados e do contexto original.
Através de sua ousadia podermos levar o evangelho de nosso divino mestre na sua formula única, de compreensão lingüística complexa, a aqueles que desejarem compreender e viver a palavra de Deus.
Mas do que uma congregação ou instituto, essa casa será templo do espírito santo , inspirador de todas as obras divinas feitas em nós por Deus. E é também por nossa senhora mãe de Deus e nossa mãe e intercessora,lugar de oração e vivencia fraterna no amor de Jesus Cristo.
Aos irmãos seminaristas, Deus tem um grande chamado a cada um, e feliz daquele que vive esse chamado em espírito e em verdade, tendo em seu coração, a certeza da divina misericórdia de Deus, a aceitação do abandono, do despojar-se do homem velho e receber das mãos de Deus, as veste de um homem novo na unção do Espírito Santo.
Graça e Paz de nosso senhor Jesus Cristo, Divino Mestre, inspirador de todos os dons, e do amor verdadeiro.
Rubens Carvalho
Coordenador do Grupo dos Acólitos da RCC- DF