O porquê de uma Escola da Fé
A máxima medieval formulada por Santo Anselmo “fides querens intellectus” – a fé a procura de compreensão, tem sido no percurso dos tempos um elemento norteador no caminho da legitimação da Teologia como conhecimento científico.
Teologia – como ciência ou como exercício espiritual de uma experiência com Deus? A pergunta não é antagônica. São duas vias de uma realidade. Conhecer a Deus pelo exercício do intelecto lógico e racional é o trabalho da Teologia. Mas este trabalho é feito, e jamais poderá prescindir disso, mediante uma profunda e íntima experiência com o próprio objeto estudado: a auto-comunicação de Deus aos homens – Revelação. O teólogo Urs Von Balthasar sentencia: a teologia é feita de joelhos.
O Santo Padre Bento XVI têm inúmeras vezes se reportado ao Apóstolo Paulo para exortar-nos a “maturidade em Cristo”. Isto significa a vivência de uma fé madura, clara, convicta, sem equívocos e deturpações. Para isto é fundamental aos fiéis conhecer, estudar e amar aquilo ao qual dão sua adesão de fé. A Igreja por sua vez deve favorecer este aprofundamento aos batizados – discípulos de Cristo.
Agora, em que consiste este conhecimento da fé? A Teologia é uma ciência particular, porque seu objeto de estudo é o próprio Deus e tão somente aquilo que Ele nos deu a conhecer de Si mesmo. O estudo teológico funda-se então em três fontes: a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério.
- Da Escritura obtemos o conhecimento com a Palavra do próprio Deus.
- Da Tradição obtemos a sistematização da Teologia.
- Do Magistério obtemos a segurança de que aquilo que conhecemos é verdadeiro.
Conhecer a Deus pela via do amor implica aprofundar-se na reflexão sobre seus mistérios, por isso estudamos, exercitamos a capacidade de conhecer que Deus mesmo infundiu em nós. E deste conhecimento vivencial da fé, só podemos alcançar a beatitude da vida em Deus. Pois a vida Nele consiste precisamente naquilo que Jesus falou no Evangelho de Mateus que a vida eterna é o conhecimento do único e verdadeiro Deus e Daquele a quem enviou, Seu Filho Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário